Cirurgias Reparadoras

Cicatrizes e Quelóides

A cicatrização é uma forma ou alternativa que o organismo dispõe para  TAPAR BURACO . 
Ela poderá evoluir de modo desejável ou se exacerbar  e assim produzindo excesso de tecido fibroso,  evoluindo para uma cicatriz encaroçada ou elevada e endurecida .Este mecanismo é acionado assim que ocorrer  um trauma por acidente ou uma cirurgia, e não dependem se a paciente nunca teve quelóides. Saiba que a genética nestes casos é implacável. Caso seus pais ou irmãos apresentam quelóides, você é um(a) candidato(a) em potencial a apresentar cicatrizes indesejáveis.

Se você, infelizmente, apresenta um quelóide, saiba que dispomos de diversas terapias para melhorar seu aspecto.Porém os resultados sáo modestos na maioria dos caso.

Os fatores que predispõem à formação de quelóides e cicatrizes alargadas são parecidos. Tensão excessiva nas feridas, lesões dispostas em posição menos favorável, introdução de material estranho na pele e queimaduras constituem os principais fatores.

Certas áreas do corpo como a região esternal, ombros, dorso, queixo/pescoço e porção inferior das pernas, apresentam maior risco de aparecimento destas lesões.

A maioria dos quelóides surge até um ano após o trauma local. Pessoas orientais, morenas ou de raça negra, são mais afetadas. Pacientes com idade entre 10 e 30 anos desenvolvem quelóides ou cicatrizes de pior qualidade  com maior frequência do que as crianças e adultos mais velhos.