As próteses de silicone tem duração vitalícia?
Não. Graças as novas biotecnologias, as próteses de silicone desta geração, possuem o gel coesivo que não extravaza e nem migra para o organismo. Mesmo assim NÃO podemos dizer que tem duração vitalícia.
Estima-se que o tempo médio de duração de uma prótese é cerca de 10 anos, mas poderá ser necessário trocar até mesmo antes de 10 anos. Porém, poderá permanecer por tempo indeterminado desde que não apresente alterações na forma, consistência, sensibilidade e adequadamente acompanhadas por exames que demonstrarem que as próteses estão normais.
Existem marcas de silicone melhores e piores?
Existem no mundo apenas duas fábricas de silicone. Ambas situadas no Vale do Silício, EUA.
Estas fábricas fornecem matéria prima para todas as ¨confeccionadoras¨ que fabricaram as diversas marcas com modelos e formas e consistências variáveis.
A inclusão de prótese interferem na amamentação?
Não.
As vias de acesso ou incisões são realizadas conservando as estruturas anátomo funcionais. Em poucos meses após a cirurgia a mulher poderá engravidar e vir a amamentar sem problemas.
As vias de acesso/incisões podem determinar redução de sensibilidade?
Qualquer incisão pode determinar redução da sensibilidade abaixo do complexo aréolo-mamilar, bem como o tamanho da prótese a ser incluída (quanto maior a prótese maior o descolamento para confeccionar o espaço). Mas felizmente a sensibilidade retornará em algum tempo (levando dias ou até mesmo anos). Embora muito raro, existem casos em que a redução permanecerá para sempre.
Qual o valor de uma prótese de silicone?
São encontradas no mercado diversas marcas e modelos com valores que vão desde R$1.800,00 a R$2.500,00. A este valor deverá ser acrescentado custo do hospital e honorários da equipe médica.
Com que idade poderá ser colocado prótese de silicone?
Devemos considerar em primeiro lugar o desenvolvimento completo da paciente. Geralmente a partir dos 16 anos de idade já poderá ser avaliada.