Cirurgias Estéticas
Lipoaspiração
Consiste em remover gordura (tecido adiposo) de determinadas áreas do corpo por aspiração, modelando e esculpindo o contorno corporal. Não é uma cirurgia de emagrecimento. Por isso é sempre importante manter uma dieta saudável e boa atividade física.
A lipoescultura consiste em reutilizar a gordura aspirada, infiltrando a mesma em regiões com depressões ou que necessitam de aumento para modelar o contorno corporal.
Indicação: Os melhores resultados são obtidos para remoção de gordura no abdômen, cintura, dorso, quadril (culotes) e outras regiões. Caso o paciente necessite cirurgias para remoção de pele, a lipo ajuda a melhorar o resultado mas não substituirá as mesmas.
Fatores para obter bons resultados: A lipoaspiração não produz mágicas, bem como nenhuma cirurgia plástica. Os melhores resultados dependem dos seguintes aspectos: não fumante, ter pele de boa qualidade sem estrias e boa elasticidas, sem flacidez e outras.
A anestesia a ser empregada vai depender das regiões, podendo ser local, bloqueios ou geral. O tempo do procedimento também poderá variar de meia até 4 horas.
A quantidade de gordura é muito relativa. Determinadas regiões possuem mais gordura que outras. Quanto menores as regiões aspiradas maior será a segurança, não dependendo tanto do volume aspirado.
As drenagens linfáticas são importantíssimas no pós operatório. Deverão ser iniciadas mais precoce possível, pois assim previnirá as fibroses que poderão determinar retrações indesejáveis e de dificil resolução.
A recuperação pós operatória: O afastamento das atividades laborais e físicas geralmente é pouco limitado. Depende das regiões e quantas regiões foram aspiradas.
A dor ou desconforto geralmente é importante nas primeiras 48 horas, necessitando uso de analgésicos convencionais e antiinflamatórios. O repouso e/ou afastamento das atividades pode variar de dois a 10 dias, mas deve ser avaliados caso a caso.
Emagrecer com lipo é um mito. O objetivo da lipoaspiração é melhorar o contorno corporal. Acentuar uma curva, realçar a cintura, retirar os excessos localizados. Realmente até ocorre alguma diminuição do peso corporal, mas não é o volume retirado que dá o resultado. Aliás, são as menores lipoaspirações que proporcionam resultados melhores. Quando o paciente está acima do seu peso, o ideal é perder uns quilinhos antes e, quando sobrar a gordura localizada¸ realizar a lipoaspiração. Grandes lipoaspirações trazem riscos maiores. O Conselho Federal de Medicina estipulou em 7% do peso corporeo o volume máximo a ser lipoaspirado de uma só vez. (Ex: Se pesa 60kg, maximo: 4,2 litros).
O retorno a vida normal depende do tamanho do procedimento. Em uma cirurgia média (abdome anterior e costas), em torno de 5 a 7 dias são suficientes para retornar à rotina, desde que não seja muito extenuante ou pesada. Alguns prazos estipulados para retorno às atividades (podem variar de acordo com a evolução):
Tomar banho: dia seguinte;
Dirigir: 5 dias;
Trabalhar: 5 dias (ambiente fechado, pouca atividade fisica);
Tomar sol: 60 dias (com roupa de banho. Não expor as cicatrizes por 6 meses, sob risco de cora-la definitivamente);
Academia: Caminhada com 7 dias. Corridas com 21 dias. Musculação: 30 dias.
O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.