Cirurgias Estéticas
LIFTING FACIAL OU RITIDOPLASTIA
Também chamada de cirurgia da face, consiste em um reposicionamento das estruturas (músculos, gordura e pele) bem como a remoção do excesso de pele e tecido adiposo..
O envelhecimento facial é caracterizado por diminuição da elasticidade da pele e dos músculos, redução do volume de gordura ou reposicionamento para regiões mais inferiores da face, aparecendo ¨papadas¨, perdendo a definição do pescoço, contorno da mandíbula e redução do volume das ¨maçãs¨ do rosto.
Esta cirurgia não tem por objetivo eliminar rugas, mas amenizar.
Atualmente ter uma aparência mais jovem passou a ter maior importância. Pois fatores como a longevidade e inserção ao trabalho em idades mais avançadas, são fatores determinantes para a procura desta cirurgia.Por essas razões o entusiasmo em pesquisa de aprimoramento das ténicas está em alta.
Os objetivos principais de uma cirurgia da face completa podem ser resumidos:
– Redução da flacidez das regiões da face;
– Atenuar rugas frontais e das pálpebras (pés de galinha);
– Remover excesso de pele e bolsas palpebrais;
– Reposicionar e melhorar as ¨maçãs¨ do rosto;
– Eliminar ou reduzir o sulco nasogeniano (bigode chinês )
– Definir o contorno da mandíbula e pescoço (inclusive o colo);
– Reduzir lóbulo das orelhas quando forem disformes.
Atualmente com a associaçao de TECNOLOGIA DE PONTA que utiliza RADIOFREQUÊNCIA CONTROLADA, é possivel obter excelentes resultados com uma cirurgia menos invasiva .
A cirurgia é realizada sob anestesia local com sedação ou geral. A cicatriz contorna as orelhas e se prologa atrás e acima das mesmas, em extensões variáveis, conforme o caso. O tempo de duração é de 3 a 4 horas. Após o termino da cirurgia o paciente permanecerá até seis horas na sala de recuperação e então receberá alta hospitalar. Em alguns casos ficará internado por 24 horas.
No pós operatório são recomendados analgésicos comuns ,se necessário. Pois a dor é mínima e poucos pacientes necessitam tomar analgésicos. Mantém-se um curativo em forma de ¨capacete¨ por 24 a 48 horas após a cirurgia. Após este período ,não é usado nenhum tipo de curativo. Manchas roxas, equimoses e inchaços são comuns por períodos que podem variar entre 8 e 15 dias.Em alguns casos,o edema poderâ permanecer por meses ,dando aspecto de face mais volumosa.
O resultado final da cirurgia só se completará após dois a três meses. É normal ter uma redução da sensibilidade nas proximidades da cicatriz. O retorno da sensibilidade varia caso a caso, podendo levar meses ou até anos.
As complicações são raras. Podem aparecer hematomas, deiscência de sutura dos pontos, parestesias transitórias, infecção cutânea, etc. Estas complicações ou intercorrências são geralmente de fácil resolução.
Os riscos da cirurgia da face são mínimos desde que sejam respeitados as restrições ou contra indicações clínicas.
Assim como toda cirurgia plástica, deverá ser realizado exames laboratoriais, clínicos, cardiológicos, etc.
É muito relativo. Uma pessoa que perder muito peso no pós operatório imediato, já terá flacidez de pele assim que diminuir o peso. Por isso o resultado poderá variar de alguns meses até alguns anos.
As técnicas visam deixar as cicatrizes mais escondidas possível ou deixa-las com qualidade que fiquem discretas. A localização será sempre anteriormente ao pavilhão auricular contornado-o e posteriormente cerca de dois terços. A cicatriz se prolongará no cabelo em extensões variáveis, dependendo da quantidade de pele a ser retirada.