As contraindicações para a realização da Lipoaspiração, remetem principalmente a condições de saúde que podem significar algum risco de complicação durante o procedimento.
Isso porque a Lipo conta com um limite de quantidade adequada a ser retirada, visto que não somente a gordura é aspirada, como sangue. Esse cuidado evita sangramentos e lesões ao tecido do paciente.
Sendo assim, uma das primeiras contraindicações, é no caso de pacientes que desejam emagrecer por meio da Lipoaspiração. O ideal é que o paciente submetido ao procedimento já conte com um estilo de vida saudável e apresenta peso ideal de acordo com sua idade e altura.
Além dessa, destaco ainda outras contraindicações, tais como:
- Se você estiver usando algum medicamento, o cirurgião pode pedir que seja interrompido ou alterado, a fim de evitar quaisquer efeitos adversos. Para quem não pode interromper a medicação, o procedimento de lipoaspiração é contraindicado.
- A maioria das técnicas de lipoaspiração recorre a uma solução, salina e lidocaína, como anestesia local. Quem tem alergia à lidocaína não poderá passar pelo procedimento.
- Gestantes ou mulheres a menos de seis meses pós-parto também não podem se submeter ao procedimento de lipoaspiração. É melhor deixar o corpo cicatrizar primeiro para se certificar de que ele se recupere bem do procedimento.
- Quem passou por uma grande cirurgia ou esteve sob anestesia geral nos últimos seis meses não pode se submeter à lipoaspiração.
- O procedimento também é contraindicado para portadores de câncer, doenças renais, doenças da tireoide e diabetes. Quem tem infecções de pele ou sistêmicas, deve tratar a infecção e aguardar um período após a cura.
A Lipoaspiração atualmente figura como uma cirurgia segura e que consegue encontrar um bom nível de satisfação, caso o paciente siga as orientações necessárias.
Tem interesse em realizar a Lipo? Entre em contato comigo e agende uma avaliação!